O Passeio de Maria Fumaça

Uma experiência locomotiva movida a vapor, repleta de alegria, música, dança e teatro, que parte da cidade de Gramado até a estação em des de Bento Gonçalves até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa em um trajeto de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min em uma velocidade média de 30k/h. Colonizadas por imigrantes italianos, as três cidades da região preservam seus costumes e tradições, proporcionando um passeio enriquecedor histórico-cultural.
Na estação de Bento Gonçalves e Garibaldi são oferecidas deliciosas degustações de vinhos, sucos de uva e espumante moscatel.

Como tudo começou

A rede ferroviária chegou à região no início do século XX, facilitando o escoamento da produção de vinho e demais produtos locais, proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada somente em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90.

 

Locomotivas

As máquinas a vapor marcaram um importante período da história, o da Revolução Industrial. No dia 27 de setembro de 1825, o mundo pela primeira vez viu uma locomotiva a vapor na Inglaterra. Hoje, restam somente alguns exemplares em todo o mundo. Três dessas raridades estão em Bento Gonçalves, uma exposta na estação férrea e as outras duas percorrendo os nossos trilhos.

MIKADO 156: Fabricada nos Estados Unidos em 1941. Trabalhou na famosa estrada de ferro Teresa Cristina em Tubarão – Santa Catarina;

YUNG 4: Fabricada na Alemanha em 1954, veio para o Brasil onde puxava 11 vagões de minério nas minas de carvão da Companhia Siderúrgica Nacional.

A composição é formada por uma locomotiva e seis carros, que juntos pesam aproximadamente 300 toneladas (90 toneladas a máquina e 30 toneladas cada vagão aproximadamente). A locomotiva é acesa com lenha e durante o trajeto o fogo é alimentado com briquete (serragem compactada) e movida a água. Este processo é realizado de forma sustentável pela Giordani Turismo utilizando água proveniente de captação pluvial. Seu consumo médio é de 4.000 litros de água por viagem e 900kg de briquete por passeio. O percurso realizado é de 23 km, numa velocidade média que varia de 20 a 30 km/h.